Blanchet Advogados anuncia Richard Blanchet como sócio
O Blanchet Advogados anunciou o retorno de Richard Blanchet como novo sócio do escritório. O advogado fez passagens pelo Loeser e Hadad Advogados (antigo Loeser, Blanchet e Hadad Advogados), onde atuou por 23 anos no total, foi diretor de negócios estratégicos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), membro do conselho de administração, deliberativo e fiscal de instituições como a Fundação CSN, CBSI, MRS Logística, Stahlwerk Thuringen GmbH, Arvedi Metalfer Brasil, CBS Previdência e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde também foi coordenador do comitê de auditoria e da comissão jurídica.
Richard formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1993 e iniciou sua carreira profissional como advogado de contencioso tributário, função que exerceu por quase dez anos. Mas, após um período estudando nos Estados Unidos e retornar como coordenador da área internacional do até então Loeser e Portela Advogados, redirecionou seu foco de atuação para as áreas do Direito Societário, de Governança Corporativa e de Fusões e Aquisições.Apesar de ter participado de mais de 50 projetos de Fusões e Aquisições e de inúmeras operações societárias, foi a partir dos trabalhos relacionados à Sarbanes-Oxley, no início da década de 2000, que teve mais proximidade com governança corporativa. Descreve o tema como sua paixão profissional, levando-o a se aproximar do IBGC, onde atualmente é professor do curso de formação de conselheiros.
“A base em contencioso tributário foi muito importante para uma atuação mais destacada no Direito Societário e nos projetos de estruturação de negócios e fusões e aquisições. Essas experiências foram decisivas para meu aprimoramento no tema da governança corporativa, que mais do que uma área de atuação, é uma causa”.
Richard conta que sua experiência como executivo e conselheiro foi um diferencial em sua carreira. A vivência no mundo empresarial mudou sua visão estratégica e negocial, o que o impulsionou a criar o escritório Blanchet Advogados, em 2017, juntamente a advogada Gabriela Blanchet – pós-graduada em Direito Material Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestra em Direito Empresarial, Societário e Contratual pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).No ano seguinte, recebeu o convite para retornar ao Loeser e Hadad Advogados, o qual atuou nos últimos dois anos e meio como sócio sênior e líder das áreas de Fusões e Aquisições e projetos de Governança. Em 2021, portanto, reintegra ao time do escritório o qual fundou, agora com Gabriela Blanchet e Edson Neves de Souza, sócio que além de advogado é contador, com 30 anos de experiência em consultoria e Direito Tributário.
“A decisão de voltar para o Blanchet Advogados foi uma consequência natural do desejo de atuar de maneira mais focada como boutique para projetos de governança corporativa e estruturação de negócios, alinhando a técnica jurídica à visão negocial.”
O advogado revela que para 2021, apesar da Covid-19 e até por conta dela, sente-se otimista em relação à adoção genuína pelas empresas de práticas de governança corporativa, fortemente alicerçadas na consolidação das demandas por ambiental, social e governança (ou ESG, para Environmental, Social and Corporate Governance). Entende ainda que os escritórios terão necessariamente que aprimorar suas capacidades tecnológicas, a fim de pensarem e agirem de modo digital. Por fim, incentiva advogados e advogadas a buscarem um propósito que os guie em suas vidas pessoal e profissional.Por: Análise Editorial